O eixo reflexivo desta obra de Celso Vasconcellos é a questão da Coordenação do Trabalho Pedagógico. Trabalho pedagógico é o âmago das instituições de ensino, na medida em que o seu núcleo é o trabalho com o conhecimento, que, por sua vez, é a especificidade da escola, constituindo-se como a grande finalidade da práxis educativa.
A atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se reduz absolutamente aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Muito pelo contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico, no seu autêntico sentido, tem a ver com todos os sujeitos e com todas as instâncias formativas no interior da escola, e consequentemente em todas deve se dar, desde a prática mais singular em sala de aula, até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.
O livro aborda temas importantes para o educador: Projeto Político-Pedagógico, Avaliação Institucional, Papel da Equipe Dirigente, Contribuições da Orientação Educacional, Papel da Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica, Trabalho Coletivo, Reuniões Pedagógicas, Currículo, Ciclos de Formação, Planejamento de Sala de Aula, Trabalho com o Conhecimento, Metodologia de Sala de Aula, Relação Professor-Aluno, Gestão de Sala de Aula, (In)Disciplina, Avaliação da Aprendizagem, Vestibular, etc.
A intenção é propiciar novas aproximações, novos enfoques e articulações, no sentido sempre de decifrar a tão complexa, fascinante e extremamente necessária atividade educativa, bem como de buscar alternativas, e assim colaborar com o avanço da prática no interior da sala de aula e da escola, na perspectiva de uma gestão democrática e libertadora.
|